sábado, 5 de janeiro de 2019

Instalação de parcómetros desrespeita a Assembleia Municipal

CDU contesta novos parcómetros e denuncia desrespeito pela Assembleia Municipal


A CDU – Coligação Democrática Unitária tomou conhecimento, com enorme perplexidade, de que a Empresa Municipal de Estacionamento da Maia (EMEM) iniciou a instalação de novos parcómetros na Cidade da Maia, nomeadamente na Avenida de António Santos Leite e outros arruamentos, à revelia de uma deliberação da Assembleia Municipal que criou uma Comissão de Acompanhamento, tentando dar como consumada a implementação de mais de 600 novos lugares de estacionamento pago antes mesmo de a comissão iniciar a sua actividade. 

Trata-se um flagrante desrespeito pela Assembleia e pelas suas decisões. Embora aprovada, em 27 de Setembro, apenas com os votos da coligação Maia em Primeiro (PSD/CDS), a maioria que suporta o Executivo, aquela comissão é integrada por representantes de todas as forças, devendo as suas competências ser respeitadas nomeadamente pela EMEM. Não é isso que está a acontecer. 

De facto, sendo da competência da Comissão, designadamente, “aferir com rigor dos lugares de estacionamento a criar”, “aferir do cronograma de implementação das zonas de estacionamento” e “garantir que os residentes destas zonas são atempadamente informados das alterações”, tal implementação foi iniciada sem que tenha sequer realizado qualquer acto ou reunião. 

Embora a CDU tenha votado contra, na Assembleia Municipal, a criação de novas áreas de estacionamento pago e a constituição da Comissão de Acompanhamento, e tenha feito aprovar, na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia, uma moção contra o mesmo projecto, não pode deixar de condenar o flagrante desrespeito pela mesma Comissão e pelas forças políticas nela representadas. 

Nesta conformidade, exige a suspensão imediata de quaisquer trabalhos e a anulação dos efeitos da instalação das máquinas e da delimitação de aparcamentos já concretizados, exortando o presidente da Mesa da Assembleia Municipal a activar com urgência o funcionamento da Comissão de Acompanhamento e a instar a Câmara Municipal a fazer suspender as acções da EMEM. 

Maia, 5 de Janeiro de 2019 

Os eleitos da CDU 

na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia nada Cidade da Maia