segunda-feira, 17 de setembro de 2018

CDU contra novos parcómetros na Cidade da Maia

CDU votou contra novos parcómetros ma Maia 

Na sessão da Assembleia Municipal da Maia de hoje, o Grupo Municipal da CDU votou contra a instalação de novos parcómetros numa importante zona da Cidade da Maia, considerando que se trata de uma medida penalizadora para os munícipes.


Em nome da bancada CDU, a deputada Carla Ribeiro fez a seguinte intervenção:


No Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho da Maia, as propostas apresentadas no Plano de Estacionamento visavam, entre outros objectivos, o aumento do número de estacionamento pago no centro da cidade da Maia, nas áreas de maior dinamismo comercial, serviços e ruas envolventes, nas imediações de importantes pólos de emprego, junto de interfaces com maior pressão (ex. Parque Maia), sendo estas medidas futuramente alargadas a outras zonas do concelho como Castelo da Maia, Águas Santas, Pedrouços e Pedras Rubras. 

Sendo esta medida penalizadora para os munícipes e trabalhadores do concelho, a CDU não se revê nesta opção política, sobretudo sendo ela desfasada de uma realidade onde a oferta de transportes públicos não é uma verdadeira opção para a maioria dos maiatos e dos trabalhadores do concelho. 

Os argumentos de que os parcómetros são o melhor método para controlar o parqueamento em cidade não são absolutos e, como a vida tem demonstrado, não têm ajudado a descongestionar as cidades, tendo um efeito ainda mais perverso em centros urbanos mais periféricos, com o esvaziamento desse espaço pago e o “apinhamento” de vias vizinhas. 

O utilizador de viatura automóvel em cidade não é uniforme, e na prática é penalizado quem tem menos capacidade e se socorre do carro para trabalhar e ou estacionar pontualmente. 

Na prática, mais que um instrumento de “gestão do estacionamento”, os parcómetros têm sido utilizados como instrumentos de encaixe financeiro (seja ele público ou privado). 


Disse.