quarta-feira, 22 de junho de 2022

CDU denuncia problemas na freguesia da Cidade da Maia

Esgotos a céu aberto na Rua da Volta, Gueifães

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia, desta quarta-feira, dia 22, o eleito da CDU, Nuno Alves, apresentou uma vasta e detalhada lista de problemas, desde a limpeza e saúde pública à falta de serviços bancários, passando por lacunas no saneamento de esgotos, águas pluviais, estado de jardins e espaços públicos e segurança.


Intervenção de Nuno Alves

Começo esta intervenção informando que se encontra dividida em quatro partes distintas e, apesar de alguns dos assuntos não serem responsabilidade direta desta Junta de Freguesia, solicitamos a colaboração da Presidente e respetivo executivo para auxiliar na resolução destes problemas.

Conservação, Limpeza e Saúde Pública

Fomos contactados pelos moradores da Rua da Volta, em Gueifães, em relação a um problema de saneamento a céu aberto. As duas primeiras habitações desta rua não têm ligação à rede de saneamento e lançam para a rua o seu esgoto, aproveitando o declive para enviar os detritos que, quando chove, se dirigem para uma saída de águas pluviais. Quando não chove, estes detritos ficam presos no piso de paralelo da rua, situação que leva à existência de maus cheiros e acumulação de insectos no Verão.
- Propomos ao Executivo da Junta a possibilidade de auxiliar os moradores na resolução deste problema através da ligação destas casas à rede de saneamento.

Na Zona Industrial da Maia, existe uma lixeira a céu aberto composta maioritariamente de detritos domésticos (sofás, colchões e eletrodomésticos), num terreno privado circundado pelas ruas: Rua Comendador Valentim dos Santos Dinis, Rua José Maria Carvalho Ramos e Rua de Domingos Oliveira.
- Dado tratar-se de um terreno privado, pedimos ao Executivo da Junta que solicite a colaboração da Maia Ambiente para forçar a entidade proprietária à limpeza este terreno.

Numa visita recente a Gueifães fomos confrontados com o estado de conservação do edifício da antiga Junta de Freguesia, nomeadamente do telhado. Alertamos para a notória falta de limpeza das caleiras e a acumulação de plantas no telhado deste edifício, pelo que solicitamos a disponibilidade da Junta de Freguesia de proceder à limpeza e manutenção deste espaço.

Águas Pluviais

Os moradores das seguintes ruas em Gueifães: Rua da Volta, Rua António Ferreira Pinto e Rua Joaquim Carlos da Silva queixam-se da existência de zonas de acumulação de águas pluviais devido ao estado de conservação e limpeza das saídas deste tipo de águas.
Esta situação leva a inundações em casas e à impossibilidade de circular nos poucos passeios existentes nestas ruas.
- Propomos ao Executivo da Junta a possibilidade se aproveitar o Verão para limpar e reconstruir as sarjetas nestas vias, a fim de minimizar o impacto das próximas chuvas nestas ruas.

Na Zona Industrial da Maia, nomeadamente na Rua José Maria Carvalho Ramos, as tampas das saídas de águas pluviais estão em mau estado, sendo que algumas estão mesmo em ruína completa. Nesta rua, também alertamos para o estado de conservação do passeio pedonal junto às empresas Tintas Cin e Sofás.pt e para o facto de a rampa de acesso às empresas Feira dos Sofás e Happy Home estar mal desenhada, dado levar a que veículos ligeiros e comerciais raspem com o fundo no pavimento.
- Propomos ao Executivo da Junta a possibilidade de realizar uma intervenção nesta rua, a fim de substituir as grelhas sarjetas danificadas, proceder à reparação dos passeios e alteração do declive da rampa de acesso às empresas Feira dos Sofás e Happy Home.

Parques e Jardins

O estado de conservação e limpeza de alguns dos parques existentes na freguesia merece algum cuidado nesta altura do ano em que mais são utilizados pela população.
Referimos como exemplo o novo Parque do Sobreiro, onde a relva não tem sido aparada, onde existem ervas daninhas a crescer por todo o lado e onde as zonas de percurso pedonal e faixas para ciclistas não têm sido alvo de limpeza com a frequência necessária.
Também os espaços verdes junto à Zona Desportiva da Maia e do "Skate Park" não têm tido a manutenção necessária, o que leva, nesta altura do ano, à proliferação de mosquitos e outros insectos.
No Jardim Pequeno da Urbanização Novo Rumo, que separa a Rua de António Sérgio e a Rua de António Nobre, alertamos para o estado de conservação da passagem pedonal (que tem levado a quedas quando chove, ou quando está muito frio), para a existência de múltiplos buracos no jardim e sarjetas entupidas com terra, o que leva a acumulação de água quando chove, bem como para a falta de papeleiras, que leva a acumulação de lixo junto aos bancos de jardim também merecem o nosso reparo.
- Solicitamos ao Executivo a devida atenção a estes exemplos durante este período de Verão, a fim de minorar problemas para as populações.

Trânsito e Segurança

Fomos confrontados pelos moradores da Rua 5 de Outubro, em relação à falta de passeio pedonal entre a Fábrica das Luvas e a Avenida Dr. Germano Vieira, situação que foi objeto de abaixo-assinado destes moradores no ano de 2018.
- Existe alguma resposta ao abaixo-assinado recebido pelos serviços da Junta no dia 20/02/2018?
- Qual é a disponibilidade da Junta para encetar esta obra durante o ano de 2022?
- Há alguma possibilidade de projectar e executar esta intervenção no orçamento da Junta de Freguesia para o ano de 2023?

Na Rua 5 de Outubro, os moradores também se queixam de que o semáforo de limitação da velocidade existente no cruzamento com a Avenida Dr. Germano Vieira não permite o fluxo normal do trânsito originário da avenida para esta rua.
- É possível averiguar junto da Divisão de Trânsito da Câmara Municipal a possibilidade de substituir o semáforo de velocidade por um semáforo funcional, que permita o normalizar o fluxo de trânsito para quem vem a partir da Avenida Dr. Germano Vieira para a Rua 5 de Outubro?

Também fomos alertados para o estado de conservação do piso na Avenida Dr. Germano Vieira, no sentido da Feira de Santana, junto ao edifício que aloja os CTT, que tem provocado alguns acidentes.
- Qual é a disponibilidade da Junta para encetar esta reparação durante o ano de 2022?

Em relação à segurança, temos recebido algumas queixas relativamente ao número de assaltos na nossa freguesia. A título de exemplo: os recentes assaltos aos dois quiosques temporários no centro da Maia em dias consecutivos, o roubo de catalisadores a carros estacionados na via pública, o roubo de contadores de água na Zona Industrial da Maia.
Dadas estas situações, vimos questionar se o Executivo tem alguma novidade sobre a construção da nova esquadra da PSP e respetivo quadro de pessoal para informar a Assembleia.

No cruzamento entre as ruas Rua Sá e Melo, Rua Joaquim Carlos da Silva e Rua Manuel Ferreira Pinto, em Gueifães, existe alguma possibilidade de proceder à instalação de um espelho convexo de trânsito, para melhorar a visibilidade de quem circula da Rua Joaquim Carlos da Silva para este cruzamento?

Serviços de apoio à comunidade

Recebemos algumas reclamações de moradores da zona de Gueifães em relação à falta de caixas multibanco na zona perto da antiga Junta de Freguesia. Analisando a partir das ferramentas digitais disponíveis na Internet, verificámos que apenas existe uma caixa multibanco para servir a população desta zona.
- Existe alguma possibilidade de adicionar uma caixa multibanco externa à Loja dos CTT, cuja exploração pertence a esta Junta de Freguesia?

Em relação à Loja dos CTT de Gueifães, recebemos queixa de que, na altura das pensões a pagamento, esta loja não tem dinheiro disponível para proceder à troca de cheques por dinheiro, situação que causa transtorno e que obriga a deslocações aos balcões dos bancos onde os pensionistas têm a sua conta.
Nesta altura fazemos notar que apenas existe o balcão da Caixa Geral de Depósitos, pelo que solicitamos a disponibilidade do Executivo da Junta de encontrar soluções para garantir a existência de fundo de caixa suficiente na Loja dos CTT nas alturas do mês em que estão a pagamento as pensões.

Numa altura em que as telecomunicações são tão importantes como a água e a luz, notamos que apenas existe uma loja de operador de telecomunicações a funcionar na freguesia Cidade da Maia.
Com o encerramento da loja da Meo no Centro da Cidade da Maia durante o período pandémico, os mais de 40 mil habitantes desta freguesia são obrigados a deslocar-se a Barca, Vila Nova da Telha ou Nogueira da Maia para terem acesso às lojas destes operadores. 
Apesar de esta situação não ser responsabilidade do Executivo, pedimos a disponibilidade para averiguar, junto dos operadores de telecomunicações, a possibilidade de abertura de lojas em zonas centrais da freguesia e com acesso através de transportes públicos.