quinta-feira, 28 de abril de 2022

CDU saúda os trabalhadores da Maia e evoca as vítimas da repressão no 1.º de Maio de 1982

Na sessão desta quinta-feira, 28 de Abril, da Assembleia Municipal, a Coligação Democrática Unitária (CDU) dirigiu uma saudação especial aos trabalhadores do Município da Maia, aos trabalhadores da Maia e, de forma muito particular à vítimas da repressão policial no 1.º de Maio de 1982 no Porto - dois mortos e muitas dezenas de feridos.  


SAUDAÇÃO AO 1.º de MAIO

pela deputada Cátia Martins

 Enquanto Dia Internacional do Trabalhador, o 1.º de Maio nasceu fruto da luta de classes pela conquista de melhores condições de trabalho, entre elas a redução do horário de trabalho. Este combate entre opressores e oprimidos, é longo e nunca foi fácil.

As próprias iniciativas dos trabalhadores destinadas a assinalar esta importante ocasião enfrentaram duras provações e mesmo a repressão, através brutais cargas policiais e vagas de prisões antes de 25 de Abril de 1974, sem esquecer graves acontecimentos já após a Revolução.

Na noite de 30 de Abril para 1 de Maio de 1982 – passam agora 40 anos – as comemorações unitárias do 1.º de Maio na baixa do Porto foram brutalmente interrompidas por uma inusitada operação policial de cerco e agressão contra trabalhadores, com seis dezenas de feridos à bastonada e a tiro, muitos deles perseguidos pela Polícia até ao interior da Urgência do Hospital de Santo António, e a morte de dois jovens trabalhadores na flor da idade – Pedro Sarmento Vieira, de 24 anos, e  Mário Emílio Gonçalves, de 17 anos, assassinados a tiro pela Polícia, quando, completamente indefesos, fugiam das suas agressões junto à Estação de S. Bento e na Rua do Corpo da Guarda.

Em todo o País, em todo o Mundo, trabalhadoras e trabalhadores lutam, mesmo em condições adversas, com coragem e o sentimento de que as suas causas que defendem – empregos com direitos, salários dignos, um presente e futuro sem pobreza – são da maior justeza, e de que o seu trabalho e o cumprimento diário das suas funções, que contribuem para o desenvolvimento e produção de riqueza, são merecedores de melhores condições de vida e trabalho, assim como de uma melhor e mais justa distribuição da riqueza.

Nesta oportunidade, a CDU – Coligação Democrática Unitária

- Saúda todos os trabalhadores em geral, e em particular os trabalhadores da Maia e, de modo especial, os que prestam serviço ao Município da Maia.

- Presta homenagem aos trabalhadores vítimas da repressão policial nas comemorações do 1.º de Maio de 1982.

 

Disse.


Veja o vídeo de homenagem às vítimas da repressão policial há 40 anos.