segunda-feira, 26 de abril de 2021

Por proposta da CDU, Assembleia Municipal saúda o 1.º de Maio

Pedreiro montante da Maia (Monumento em Águas Santas)


A Assembleia Municipal da Maia aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira, 26, uma proposta de saudação ao 1.º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, proposta pela CDU e apresentada pela deputada Carla Ribeiro.  

 

SAUDAÇÃO NO 1.º DE MAIO

As comemorações do Dia Internacional do Trabalhador e as justas reivindicações da classe trabalhadora fazem, nesta segunda década do século XXI, mais sentido do que nunca.

Ao mesmo tempo que se aplaudem os trabalhadores da linha da frente, em que se diz que tudo vai ficar bem, que estamos todos no mesmo barco, o que verifica é que a pandemia associada à Covid-19 tem sido utilizada sistematicamente para silenciar, para culpabilizar e para destruir direitos.

Problemas estruturais nas relações de trabalho que já eram latentes – precariedade, baixos salários, ataques à contratação coletiva , à intervenção e organização sindical nos locais de trabalho assumem hoje sob o efeito e a pretexto da pandemia uma dimensão muito grave. O recurso indiscriminado ao lay-off ( que só muito mais tarde passou a ser pago a 100% aos trabalhadores), a implementação dos bancos de horas, do teletrabalho e de que este veio para ficar independentemente da normalização da situação epidémica, a desregulação dos horários de trabalho, a diminuição dos tempos das pausas , o ataque ao gozo das férias, mas sobretudo a facilidade com que foram despedidos milhares de trabalhadores com vínculos de trabalho precário e o encerramento de empresas sem aviso, mostram quão é necessário a luta organizada dos trabalhadores.

Passados 135 anos das lutas sindicais de Chicago, a História mostra-nos que só a luta e a unidade dos trabalhadores é capaz de fazer frente à exploração do capital e garantir os direitos  laborais.

Assim, a Assembleia Municipal da Maia, reunida em sessão ordinária em 26 de Abril de 2021, dirige uma saudação a todos os trabalhadores em geral, e em particular aos trabalhadores ao serviço do Município e aos que trabalham no Município, que diariamente, no cumprimento das suas funções, continuam a mostrar o valor do Trabalho, do seu contributo para o desenvolvimento do país e da produção de riqueza, da importância dos serviços públicos de qualidade, sendo merecedores de emprego com direitos, a salários e carreiras dignas, a boas condições de trabalho, a uma futuro melhor.

Viva o 1.º Maio!

Viva os Trabalhadores!

O Grupo Municipal da CDU,