segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Descentralização exige a concretização da regionalização

Saúde deve garantir condições iguais para todos 

Embora tenho votado favoravelmente a proposta apresentada pela Câmara Municipal, de rejeitar a transferência de competências, para a Área Metropolitana do Porto, nas áreas da Educação, Saúde e Acção Social, a CDU salientou, na Assembleia Municipal, que o faz por razões diferentes e insistiu na necessidade da regionalização.

     

Intervenção de Alfredo Maia  

O Grupo Municipal CDU – Coligação Democrática Unitária vota favoravelmente a proposta de recusa da transferência de competências para a Área Metropolitana do Porto nos domínios da Educação, da Saúde e da Acção Social para o ano 2021, apresentada pela Câmara Municipal.

No entanto, a CDU declara que apenas converge com o Executivo quanto ao sentido de voto, afastando-se daquele quanto aos fundamentos.

Como sempre afirmaram os eleitos da CDU, o problema não reside em questões de oportunidade, ou de falta de tempo para preparar a chamada transferência de competências que, na realidade, não passa de uma transferência de encargos para as autarquias e para as entidades intermunicipais e, concretamente, para a Área Metropolitana do Porto.

Para além das objecções de fundo já expostas na declaração de voto relativo ao ponto anterior, a CDU entende que a eventual descentralização de certas funções para as entidades intermunicipais – áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais – carece de uma reconfiguração global da Administração e da redefinição de atribuições e competências aos mais diversos níveis.

Trata-se de uma tarefa que exige coerência, solidariedade territorial e participação das populações e dos seus eleitos, o que só é possível no quadro da concretização da regionalização, isto é, com a criação concreta das regiões administrativas, dotadas de órgãos próprios.


Disse.