segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

CDU quer SMEAS com quadro de pessoal permanente

SMEAS precisam de quadro completo de pessoal

A CDU votou favoravelmente, na Assembleia Municipal, o novo mapa de pessoal dos Serviços Municipalizados de Electricidade, Água e Saneamento para para o exercício de 2021, mas chamou a atenção para a necessidade de completar os quadros com trabalhadores com vínculo de trabalho permanente.   


Intervenção de Carla Ribeiro

 Os serviços públicos foram e continuam a ser vítimas de um esvaziamento de recursos humanos, cujas novas entradas não são suficientes para colmatar as saídas de trabalhadores necessários para o cumprimento do serviço público a que estas entidades estão obrigadas.

Da análise do mapa de pessoal para o ano de 2020, verificamos que existem 159 postos de trabalho ocupados.

E para colmatar, entre outras necessidades, a saída de 13 trabalhadores (aposentações, licenças sem vencimento, mobilidade, entre outras), há necessidade de aumentar os quadros do SMEAS em 41 postos de trabalho, sendo que 38 são considerados como necessidades permanentes.

Posto isto, a CDU considera, embora insuficiente, positiva a contratação a afectuar pelo SMEAS no ano de 2021 e por isso votará favoravelmente o mapa de pessoal para o ano 2021.


Disse.