segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

CDU reclama informação sobre necessidades de habitação

Habitação degradada deve ser substituída por habitação digna


O Grupo Municipal CDU voltou a reclamar, na sessão desta segunda-feira da Assembleia Municipal, o fornecimento de dados sobre as necessidades reais de habitação e que a Câmara preste informações sobre a elaboração da Carta Municipal de Habitação. 

 

Intervenção de Carla Ribeiro

 

No Plano de Actividades e Orçamento para o ano 2021 da empresa Espaço Municipal é mencionada, embora de forma muito sucinta, a Estratégia Local de Habitação (ELH) e a estruturação de uma candidatura de município ao 1.º Direito.   Assim, ficamos a conhecer que o município identificou 893 famílias em situação habitacional indigna a alojar com o apoio do programa 1º Direito.

Ora na sessão de 16 de Dezembro de 2019, a CDU chamou a atenção para o facto de a Espaço Municipal referir ter registado um elevado número de pedidos de habitação social, mas nada dizer, isto é, não quantificar as necessidades em termos de fogos, aliás postura que continua a manter e dados que continua a ocultar. 

Na altura, e com base em dados fornecidos para a elaboração do “Levantamento Nacional das Necessidades de Realojamento Habitacional”, publicado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) em Fevereiro de 2018, o número de famílias a realojar no Município da Maia era de 794.

No espaço temporal que medeia estes dois documentos, o número de famílias a necessitar de uma habitação condigna e a preços acessíveis aumentou cerca de 12 %, e, num ano que se aproxima e vislumbra muito difícil em termos económicos, com famílias cujos rendimentos diminuíram substancialmente e com dificuldades acrescidas para fazer face às despesas, nomeadamente com a habitação (créditos ou rendas), é expectável que a situação de carência habitacional seja ainda pior...  

Assim, parece-nos que, tal como na altura o dissemos e hoje voltamos a repetir, continuamos com um sério problema habitacional, além das responsabilidades do Estado, no que ao Município diz respeito é necessário uma discussão séria e aprofundada.

Impõe-se desde já que o Executivo disponibilize os elementos solicitados pela CDU há mais de dois anos e esclareça qual a situação da elaboração da carta habitacional do Município, bem como do Regulamento Municipal de Habitação.   

 Disse.