segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

CDU comenta Plano e Orçamento da empresa estacionamento

Estacionamento também fiscalizado pela EMEM


O Grupo Municipal CDU chamou a atenção, na sessão de hoje da Assembleia Municipal, para vários aspectos do Plano de Actividades e Orçamento da Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia para o ano de 2021.


Intervenção de Carla Ribeiro 

O Plano de Actividades e o Orçamento da EMEM que aqui vem à apreciação, mas a título de mero conhecimento, levanta ao Grupo Municipal CDU algumas preocupações.

Com base nos resultados do 1.º Semestre de 2020 (ponto 1.7 desta OT) e nos relatórios trimestrais (pontos 1.8 e 1.9) parece-nos optimista e pouco avisada a elaboração do Orçamento para 2021, quando os resultados no 1.º semestre foram de 202.940 euros, com um resultado negativo na ordem dos 79 mil euros (uma quebra de 35% em comparação com o período  homólogo).

Face à actual conjuntura económico-social ainda condicionada pela epidemia, não teria sido mais prudente elaborar um orçamento mais próximo do real, uma vez que se espera alcançar receitas no valor de 638.958 euros no estacionamento e 788.358 euros com o processo contraordenacional (mais frequente no aeroporto e que em resultado da quase paragem do sector turístico e aeroportuário  apenas atingiu os 20 mil euros no 1.º semestre)?

Ainda relativo ao aumento das competências da EMEM, com o processo contraordenacional em todo o território concelhio, e as necessidades de recursos humanos e materiais que daí advém, parece-nos insuficiente a contratação de apenas mais dois trabalhadores. 

 

Disse.