segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

CDU enaltece luta de populações por passagem superior à variante à Nacional 14

Foi graças à luta das populações, que a CDU apoiou, que a passagem sobre a Variante à EN 14 foi construída 

Na sessão de hoje da Assembleia Municipal, o Grupo Municipal CDU enalteceu a luta das populações de Gondim e de Santa Maria de Avioso pela construção de uma passagem superior sobre a variante à Nacional 14, reclamou mais atenção dos órgãos da autarquia em obras deste tipo e chamou a atenção para a falta de recuperação da ponte sobre o Leça na Rua do Pinto, em Milheirós.  

 

Intervenção de Alfredo Maia

 

1. Os eleitos da CDU têm acompanhado e apoiado a luta das populações de Gondim e de Santa Maria de Avioso contra a supressão do cruzamento das ruas de Serafim Cruz e de Avioso e reclamando a construção de uma passagem superior à Variante à EN 14.

Foi graças à sua denúncia e à sua persistência que foi conseguida uma passagem pedonal, que, não sendo a melhor solução, pois não sana o grave problema da disrupção no território com severas consequências na vida das populações e das famílias, resolve pelo menos em parte o problema da acessibilidade às escolas, centro de saúde e outros equipamentos localizados no Castêlo da Maia.

Os eleitos da CDU salientam a importância de os órgãos da autarquia – em particular a Câmara Municipal e as juntas de freguesia – passarem a prestar toda a atenção especialmente aos projectos de infra-estruturas da rede viária, no sentido de prevenir a criação de barreiras e obstáculos e outros efeitos negativos na vida das populações…

 

2. Em 17 de Fevereiro, chamamos a atenção nesta Assembleia para o encerramento ao trânsito da Rua do Pinto, em Milheirós, em consequência do desmoronamento, mais de um mês antes, de parte de um pilar da ponte sobre o Rio Leça, pondo em causa a estabilidade e a segurança da infra-estrutura.

Volvido quase um ano, e quando estamos a entrar num novo Inverno que inviabilizará certamente qualquer obra de reparação e consolidação, o tráfego rodoviário continua teoricamente encerrado e nenhuma intervenção foi feita na ponte.

Senhor Presidente, estará em condições de informar esta Assembleia sobre a situação da obra: que inspecções e verificações foram realizadas? Com que resultados? Que intervenção vai ser feita para reparar e requalificar a ponte? Quando?

 

3. No âmbito da sua actividade de contacto com as populações, a CDU tem vindo a acompanhar o movimento de moradores na Travessa Dr. António dos Santos, em Águas Santas, insatisfeito com a forma como a Câmara resolveu proibir o estacionamento automóvel desde o passado dia 1 de Outubro.

Em meados de Novembro, foi enviado ao senhor Presidente do Executivo um abaixo-assinado, subscrito por 46 moradores – a esmagadora maioria daquele arruamento – alertando para os problemas gerados e propondo uma alternativa.

O Grupo Municipal CDU espera que venha a ser encontrada com urgência uma solução que atenda aos interesses dos moradores e permita a adequada regulação do trânsito.

 

4. Na sequência das iniciativas do PCP e da CDU em defesa das condições de trabalho e da justa compensação dos trabalhadores que, designadamente ao nível da administração local, desempenham tarefas envolvendo insalubridade, penosidade e risco, passo a apresentar uma proposta de Moção, recomendando à Câmara Municipal a aplicação do suplemento agora estabelecido na lei.

 

Disse.


(ver notícia seguinte)