Campanha publicitária da Câmara Municipal |
Na sessão desta segunda-feira da Assembleia Municipal, o Grupo CDU pediu informações e esclarecimentos sobre a informação prestada pelo presidente da Câmara acerca das medidas de combate à pandemia de Covid-19.
Intervenção de Carla Ribeiro
Na informação disponibilizada
pela Câmara Municipal a respeito do ponto de situação da Covid-19 gostaríamos
de obter alguns esclarecimentos:
- Foram apresentadas nas medidas de desconfinamento direccionadas aos equipamentos escolares, a entrega de equipamentos de protecção individual a todos os trabalhadores. Ora, a CDU teve conhecimento de que esta situação não corresponda à realidade, se não em todos os estabelecimento escolares, pelo menos em alguns. Tem a Câmara conhecimento desta situação? Que informações adicionais nos poderá dar?
- Por que não estabelece a Câmara um calendário da retoma das actividades e abertura de equipamentos municipais, com as devidas medidas de prevenção sanitária, nomeadamente no Complexo de Ténis da Maia, no Estádio Municipal Vieira de Carvalho, no complexo de ginástica da Maia e complexo de piscinas da Quinta da Gruta?
- Na aquisição de bens e serviços, questionamos a necessidade de adjudicar a aquisição de serviços de refeição de take-away para a comunidade escolar , quando o serviço de refeições escolares para este ano lectivo já se encontrava adjudicado à empresa Gertal, S.A pelo que esta tinha a obrigação de fabricar as referidas refeições.
- Os valores gastos em campanhas publicitárias no âmbito da pandemia assumem uma proporção considerável, de 56.462,77 euros. A que se destinaram concretamente?
- A informação refere a compra de material informático, no valor global de 132.283 euros, destinado a apoiar alunos no ensino à distância, o que parece contrariar informações anteriores do Senhor Presidente da Câmara, segundo as quais tais equipamentos seriam cedidos por empresas.
A propósito do ensino à distância por meios
informáticos, a CDU salienta que, tendo sido uma forma de tentar garantir a
ligação aos alunos, esta solução não travou nem resolveu as desigualdades e que
não se deve alimentar quaisquer ilusão de que substitui em qualidade pedagógica
e em avanços sociais as aulas presenciais.