segunda-feira, 25 de maio de 2020

Aprovada proposta da CDU em reforço do Serviço Nacional de Saúde

Hospital de S. João é um dos principais hospitais de referência no combate à Covid

A Assembleia Municipal da Maia aprovou, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira, uma proposta de moção da CDU para a valorização do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O texto salienta a importância do SNS como garante do acesso de todos aos cuidados de saúde em geral e na resposta à crise de Covid-19 e defende o reforço do investimento e na valorização dos recursos humanos.




MOÇÃO

REFORÇAR O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE


A presente pandemia gerada pelo coronavírus SARS-CoV-2 colocou em evidência a extraordinária importância estratégica do Serviço Nacional de Saúde (SNS), como garante, para todos os cidadãos, do acesso a prestações de cuidados de saúde e como a resposta robusta às emergências e crises sanitárias como esta crise de Codiv-19.
Independentemente de falhas e insuficiências observadas, a generalidade dos portugueses reconhece que, sem a competência, a dedicação e a capacidade de sacrifício de milhares e milhares e milhares de profissionais de saúde do SNS, sem os elevados níveis de diferenciação técnica e tecnológica e de capacitação clínica e científica baseados no SNS, não teria sido possível enfrentar uma crise com a severidade da de Covid-19, cuja duração e cujas consequências ainda hoje não é possível medir.
No entanto, para além das manifestações de gratidão sincera de muitos portugueses e do apreço e reconhecimento institucionais por parte de autarquias, forças políticas e organizações da sociedade civil, importa salientar a necessidade de reforço do Serviço Nacional de Saúde, melhorando as suas condições de atendimento e assistência em geral, corrigindo as suas insuficiências e preparando-o ainda melhor para a eventualidade de novas epidemias ou mesmo pandemias.
Assim, a Assembleia Municipal da Maia, reunida em 25 de Maio de 2020, delibera:
1.       Expressar o seu apreço pelo trabalho dos profissionais e pela resposta das estruturas locais, regionais e nacionais do SNS à crise de Covid-19, assim como pelo trabalho realizado por outros profissionais e voluntários nas áreas da emergência pré-hospitalar, da proteção civil e da segurança pública e respetivas instituições.
2.       Manifestar o seu apoio às iniciativas que visem o reforço das transferências do Orçamento do Estado para o SNS, não só para satisfazer os encargos adicionais impostos pela crise pandémica, mas também para robustecer as suas estruturas e serviços e melhorar as suas respostas.
3.       Apoiar as iniciativas que visem o investimento na modernização e aprofundamento das capacidades de diagnóstico e terapêutica e em investigação científica e clínica, bem como do incremento da especialização de médicos e enfermeiros e da formação contínua dos profissionais de saúde.
4.       Apoiar as iniciativas destinadas ao reforço dos recursos humanos do SNS, de garantia da estabilidade profissional, de valorização das carreiras e dos salários dos diversos grupos profissionais. 
5.       Salientar a importância da criação e manutenção de reservas estratégicas de material de proteção individual para os profissionais de saúde e para os utentes do SNS, bem como de produtos de desinfeção e higienização.
6.       Destacar em particular a necessidade de garantia de cobertura da população com testes de pesquisa do coronavírus SARS-CoV-2 e de testes serológicos e de outras medidas que as autoridades sanitárias venham a considerar necessárias.  
7.       Apoiar as medidas destinadas ao alargamento do número de camas de agudos e de cuidados intensivos, de cuidados continuados e de cuidados paliativos, bem como ao aumento da dotação das verbas destinadas à saúde mental e, em particular, à garantia de existência de pelo menos um psicólogo em cada centro de saúde/unidade de saúde familiar.
8.       Dar conhecimento da presente Moção ao Senhor Primeiro-Ministro, à Senhora Ministra da Saúde, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República e às ordens profissionais e sindicatos dos profissionais de Saúde.  

Maia, 25 de Maio de 2010

Os eleitos da CDU - Coligação Democrática Unitária