quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

A Maia não pode ficar de fora da expansão da rede do Metro!

PCP e CDU defendem prolongamento da linha do metro até à Trofa

No passado dia 21 de Fevereiro foi assinado um “protocolo para o desenvolvimento de estudos para a consolidação da Rede de Metro Ligeiro do Porto”, entre o Governo, o Conselho Metropolitano do Porto e a empresa Metro do Porto.


A Comissão Concelhia da Maia do PCP considera que aquele acto é apenas mais um episódio de propaganda política, promovido por alguns que, com objectivos político-partidários, andam há anos a protelar decisões e enganar as populações. A expansão da rede de metro é um imperativo da região ao qual o Governo não se pode escusar, tendo em conta os compromissos assumidos desde 2008.
Com efeito, os estudos para as linhas prioritárias estão há mais de uma década feitos e assumidos, existindo 5 linhas prioritárias que apenas precisam de decisão política para que sejam concretizadas. Não há razão para novos estudos, ainda para mais quando o resultado dos mesmos se anuncia. O que é necessário e urgente é que se decida, se disponibilize as verbas necessárias e se avance com a expansão.
As linha propostas pelo PCP
Procurando contribuir para a concretização deste objectivo, o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República apresentou já um projecto com vista à calendarização destes investimentos.
A Comissão Concelhia da Maia do PCP considera absolutamente prioritária a concretização da ligação à Maia, a partir do Hospital São João, perspectivando a junção com a linha do Aeroporto na estação Verdes, criando uma ligação circular com a cidade da Maia, bem com o prolongamento até à Trofa, a partir do ISMAI, devolvendo o transporte a estas populações que há mais de 17 anos ficaram sem o comboio.
As notícias sobre alegados entendimentos “de bastidores” quanto às linhas a construir, que deixariam de fora o concelho da Maia, revelam um profundo desrespeito pela população da Maia, sendo totalmente inaceitável que os investimentos a realizar no município ficassem submetidos a qualquer arranjo partidário.
O PCP não pode aceitar esta possibilidade e continuará a exigir a todos os responsáveis políticos que assumam as suas responsabilidade neste processo, designadamente o Presidente da Câmara da Maia e a maioria PSD/CDS que gere o município, não se compreendendo o seu silêncio sobre matéria de vital importância para o concelho e que põe em causa a resposta a necessidades há muito sentidas pela população de Maia.
O PCP continuará a desenvolver todos os esforços em defesa dos interesses das populações e utentes da Maia, tudo fazendo para que a construção da linha a partir do Hospital São João, bem com o prolongamento até à Trofa, a partir do ISMAI, sejam uma realidade.

Maia, 25 de Fevereiro de 2020
Comissão Concelhia da Maia do PCP