segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

CDU alerta para problemas no ensino

O estado impróprio para reutilização de manuais tem sido denunciado pela CDU 

A CDU denunciou, mais uma vez, na Assembleia Municipal, a situação de manuais escolares em escolas do município da Maia, onde o direito à gratuitidade continua a ser posto em causa. Em intervenção no Período Antes da Ordem do Dia, na sessão desta segunda-feira, a deputada Carla Ribeiro saudou a luta dos trabalhadores não docentes e das cantinas e chamou a atenção para o estado de degradação do parque infantil dos Altos, na Cidade da Maia.
  
Intervenção de Carla Ribeiro


1. Em nome da CDU, começo por saudar as trabalhadoras e trabalhadores não docentes e das cantinas escolares que estiveram em greve no passado dia 29 de Novembro, contra a “falta crónica” destes trabalhadores, contra o incumprimento dos rácios, que por si só já não satisfazem com qualidade e segurança a realização das tarefas adstritas às diversas funções destes trabalhadores levando ao desgaste físico e psicológico. 

Por todo país, e também aqui no concelho, houve escolas encerradas por todas estas e mais algumas justas reivindicações, e mais haveria escolas encerradas não fosse o caso de ter acontecido, como na escola EB1 / JI da Cidade Jardim integrada no Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, que ficou aberta sem as condições mínimas exigidas (não tinha trabalhadores não docentes para assegurar a vigilância das crianças durante os intervalos nem as refeições para fornecer aos alunos). 

2. No passado dia 30 de Setembro, durante a 4.ª sessão ordinária deste órgão, denunciamos aqui os bloqueios e boicotes que aqui e ali se iam fazendo ao processo da gratuitidade dos manuais escolares e demos o exemplo concreto do Agrupamento Gonçalo Mendes da Maia, onde os pais e encarregados de educação receberam manuais impróprios e/ou directrizes por parte da Direcção do Agrupamento, a proibir os alunos de escrever/realizar exercícios nos manuais ou seja utilizar/usar os manuais, nomeadamente no 1.º ciclo, entre outros atentados a este direito. Face a essa situação solicitámos uma reunião à direcção do Agrupamento de Gonçalo Mendes da Maia - recusada pelo director afirmando não existir matéria para discutir. 

Mas como se isto ainda não fosse suficiente, em Outubro, a Direcção do Agrupamento decide que os professores deveriam entregar aos pais e encarregados de educação os manuais escolares, visto que eles não estavam a ser utilizados. Assim, desde o dia 18 de Outubro em concreto que os alunos do 1.º ano da escola EB1 /JI da Cidade Jardim têm os manuais escolares em casa, para muitos sem qualquer utilização… com excepção do manual de Inglês, que teve de ser adquirido pelos pais através de voucher/convite da Porto Editora a adquirir com desconto através da escola!!! 

3.Por último, volto a trazer aqui a situação de degradação total em que se encontra o Parque Infantil dos Altos. O que muito tem revoltado e desagradado os moradores daquela zona habitacional, bastante populosa que tem falta de espaços verdes onde as crianças possam conviver e brincar em segurança. Ora, como se isso já não bastasse, o facto é que o espaço tem-se tornado num local de encontro para grupos de jovens se reunirem para conviver e consumir estupefacientes. Quem ainda frequenta esse espaço para passear o seu animal de estimação acompanhado dos seus filhos mais novos ou até para ainda dar uns pontapés na bola no estragado pavimento, sente-se inseguro. 

Por um lado é importante que a câmara reclame da PSP o reforço do patrulhamento de vizinhança, mas, por outro, é vital que a Câmara intervenha no espaço requalificando-o. Numa perspectiva de integração, com um desenho dirigido e equipamentos que promovam actividades lúdicas e desportivas incentivadores de comportamentos saudáveis e que permitam o usufruto quer pelas famílias quer pelos jovens, num ambiente saudável e seguro. 


Disse.

(versão corrigida)