segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Aprovado voto de louvor ao atleta Braima Dabó proposto pela CDU

Imagens da recepção do Maia Atlético Clube ao atleta Brama Dabó, reproduzidas, com a devida vénia, da página do clube no Facebook 

Na sessão desta segunda-feira, a Assembleia Municipal da Maia aprovou, por unanimidade, uma proposta de Voto de Louvor ao atleta guineense Braima Dabó, do Maia Atlético Clube, e de Recomendação à Câmara Municipal para que lhe atribua a medalha de Mérito Desportivo, apresentada pela CDU.


Proposta de 

VOTO DE LOUVOR E RECOMENDAÇÃO

No passado dia 26 de Setembro, quando faltavam apenas 250 metros para concluir a eliminatória da prova de cinco mil metros, no Campeonato do Mundo de Atletismo que se realizava em Doha, no Qatar, o atleta guineense Braima Dabó, do Maia Atético Clube, foi em socorro de um adversário da ilha caribenha de Aruba que estava prestes a tombar, incapaz de prosseguir a competição.

Num gesto de extrema generosidade, altruísmo exemplar e um incalculável esforço físico, Braima Dabó amparou o atleta, “carregando-o” quase literalmente até à meta, que cruzaram ambos em último lugar e cinco minutos após o vencedor da prova.

O gesto, imediatamente saudado, de forma muito emotiva, pelo público presente no estádio, e assinalado pela Imprensa de todo o mundo, constitui uma mais tocantes expressões de desportivismo, de camaradagem e de entreajuda no atletismo e no desporto de que há notícia. 

Com toda a justiça, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) atribuiu a Braima Dabó o Prémio Fair Play, em cerimónia realizada no passado dia 23 de Novembro, a somar a outras distinções, nomeadamente do Clube Português de Imprensa Desportiva (CNID).

Assim, considerando que a atitude do atleta Braima Dabó constitui uma exaltante demonstração de que a competição desportiva não é – não pode ser – uma barreira à solidariedade e à generosidade,

A Assembleia Municipal da Maia, reunida em sessão o ordinária em 2 de Dezembro de 2019, decide:

1. Aprovar um Voto de Louvor ao atleta Braima Dabó.

2. Felicitar o Maia Atlético Clube por ter no seu seio atletas como Dabó, na convicção de a instituição muito contribuiu para o desenvolvimento da sua personalidade pessoal e desportiva.

3. Recomendar à Câmara Municipal a atribuição ao atleta Braima Dabó da Medalha de Mérito Desportivo do Município.

4. Dar conhecimento da presente deliberação ao atleta e ao clube.


Maia e Paços do Concelho, 2 de Dezembro de 2019


Os eleitos da CDU – Coligação Democrática Unitária