Empresa encerrada, apesar de ter encomendas e obra a entrar em linha |
A CDU – Coligação Democrática Unitária está a acompanhar a situação das 60 trabalhadores na empresa Remate & Silhueta, sediada em Gueifães, na Maia, junto das quais já manifestou toda a solidariedade, tendo apresentado também na Assembleia da República uma pergunta ao Governo.
As trabalhadoras compareceram na empresa no início desta semana, após o regresso de férias, tendo encontrado as instalações encerradas, sem ninguém que pudesse informá-las sobre a situação e esclarecer as dúvidas que o encerramento levanta, especialmente quanto ao pagamento do salário de Agosto e de trabalho prestado em Julho, bem como quanto ao seu futuro.
Segundo uma carta de comunicação de alegada caducidade do contrato de trabalho chegada às mãos das trabalhadoras no dia 28, o despedimento deve-se ao facto de o único cliente da empresa ter-lhe comunicado que deixaria de dar-lhe trabalho após o dia 1 de Setembro, o que a forçaria a encerrar “total e definitivamente”.
Tal afirmação foi frontalmente contrariada pelas trabalhadoras com as quais se encontrou o eleito da CDU na Assembleia Municipal da Maia e candidato à Assembleia da República, Alfredo Maia, pois não faltava trabalho na confecção de camisolas de conhecidas marcas internacionais, tendo elas partido para férias já com novas encomendas, com matéria-prima dentro da fábrica e as peças cortadas e prontas a entrar em linha aquando do regresso.
Manifestando toda a solidariedade para com as trabalhadoras, injustamente privadas do seu sustento, a CDU apela à rápida resolução do problema, com a retoma da laboração da unidade e, sobretudo, a atribuição de trabalho. Apela ainda à luta e resistência destas trabalhadores pelos seus direitos e posto de trabalho, comprometendo-se os eleitos comunistas a continuar a acompanhar a situação.
Entretanto, as deputadas do PCP na Assembleia da República e novamente candidatas nas eleições de 6 de Outubro Diana Ferreira, Ana Mesquita e Ângela Moreira, apresentaram já no Parlamento uma pergunta ao Governo, questionando-o designadamente sobre que medidas vai tomar no sentido de garantir o respeito integral pelos direitos das trabalhadoras e de salvaguardar os postos de trabalho.
.