terça-feira, 9 de julho de 2019

CDU denuncia falta de efectivos na esquadra da PSP da Maia


Funcionamento nocturno da esquadra da PSP na Maia preocupa CDU

A propósito da informação escrita do Presidente da Câmara na Assembleia Municipal da Maia, a eleita da CDU, Carla Ribeiro, denunciou ontem a grave situação da falta de efectivos na esquadra da PSP da Maia, onde actualmente prestam serviço 34 elementos (incluindo os serviços - “Escola Segura”, administrativos, e notificações, bem como o pessoal de férias e folgas), fazendo com que cada turno funcione com o número mínimo de agentes.

Por exemplo, no horário das 24h00 às 08h00 está ao serviço o número mínimo de agentes distribuídos da seguinte forma: dois agentes no carro patrulha e um agente na esquadra, que fica encerrada com um papel a informar que os interessados devem dirigir-se à esquadra mais próxima - que se situa em Águas Santas, a mais de 7 km de distância e sem ligação em transportes públicos. Quando acontece estarem de serviço apenas dois agentes, não há carro patrulha… ficando os agentes na esquadra.

Esta situação ( denunciada já na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia em Junho) será naturalmente alterada no período das Festas da Cidade com o reforço de pessoal de outras esquadras e/ ou com pessoal que diariamente não faz patrulha ( administrativos , escola segura etc) ficando este pessoal sem algumas folgas. Mas isso não resolve em definitivo o problema.

Reconhecendo que a Câmara não tem responsabilidade directa sobre o assunto, a CDU considera entretanto que lhe compete intervir junto das entidades responsáveis, de modo a procurar salvaguardar a segurança da população, nomeadamente da freguesia da Cidade da Maia, zona de actuação desta esquadra da PSP.

O anúncio pela Câmara da cedência de um terreno municipal para a construção de uma nova esquadra ( dentro de dois anos) mereceu também a atenção da CDU na medida em que é anunciado que se tratará de uma nova divisão da PSP que absorverá a actual esquadra da Maia e a Divisão de Águas Santas. Na opinião da CDU o encerramento da esquadra de Águas Santas provocará fortes constrangimentos à população, pois o tempo de resposta e as distâncias a percorrer serão muito superiores, levando ao aumento do sentimento de insegurança por parte dos munícipes, assim como a área a percorrer pelos agentes no terreno também será maior e mais disperso.