quarta-feira, 26 de junho de 2019

Ensino Secundário em Pedrouços: moção da CDU aprovada por unanimidade

Escola Básica 2, 3 de Pedrouços passou a oferecer Ensino Secundário

A Assembleia Municipal da Maia aprovou, nesta quarta-feira, 26, por unanimidade, uma proposta de moção apresentada pela CDU, sobre o alargamento da oferta educativa do Agrupamento de Escolas de Pedrouços ao Ensino Secundário.


Trata-se de iniciativa dos eleitos da CDU coerente com o empenho que o PCP e a coligação unitária têm posto na defesa deste justo anseio da população da freguesia.  


PROPOSTA DE MOÇÃO 

O alargamento da oferta educativa do Agrupamento de Escolas de Pedrouços ao Ensino Secundário, baseado na até agora Escola EB 2,3 de Pedrouços, constituiu, durante muitos anos, um anseio dos pais e educadores da freguesia, bem como dos dirigentes, professores e funcionários da Escola, a que os órgãos autárquicos se têm associado, mormente através de posições públicas, como é o caso da moção aprovada nesta Assembleia Municipal na sua sessão de 27 de Abril de 2018. 

Trata-se de um anseio socialmente justo, tendo em conta a dimensão da população escolar abrangida pelo referido Agrupamento (cerca de 1850 estudantes que frequentam onze estabelecimentos situados nos municípios da Maia e de Gondomar), a maior parte da qual estava forçada a migrar para escolas afastadas da sua área de residência, incluindo para estabelecimentos de ensino fora do concelho, nomeadamente no Porto, além do mais com condições de mobilidade desajustadas às necessidades dos estudantes e com acréscimo de encargos para as famílias. 

Tratava-se, por outro lado, de um anseio perfeitamente acomodável na EB 2,3 de Pedrouços, na medida em que esta escola possui condições físicas apropriadas ao alargamento da sua oferta educativa e os seus responsáveis e corpo docente têm manifestado interesse e disponibilidade em ordem à satisfação desse objectivo. 

Recentemente, aquele Agrupamento de Escolas anunciou o alargamento da sua oferta educativa, já no próximo ano lectivo (2019/2020), ao Ensino Secundário, criando condições para a permanência dos alunos naquela escola até ao 12.º ano de escolaridade, para o que disponibilizará os “Cursos Científico-Humanísticos”, dependendo embora do número de interessados. 

Nestes termos, a Assembleia Municipal da Maia, reunida em sessão ordinária em 26 de Junho de 2019, decide: 

1. Congratular-se com a criação da oferta do Ensino Secundário em Pedrouços. 

2. Recomendar à Câmara Municipal da Maia que apoie a divulgação da referida oferta, em ordem a promover o preenchimento dos respectivos cursos, bem como que procure a cooperação da Câmara Municipal de Gondomar no mesmo sentido. 

3. Dar conhecimento da presente moção ao Agrupamento de Escolas de Pedrouços e ao Ministério da Educação. 


O Grupo Municipal CDU