quarta-feira, 26 de junho de 2019

CDU vota contra retirada de verbas a projectos importantes

Ligação à Avenida Dr. José Vieira de Carvalho continua por executar  

O Grupo da CDU na Assembleia Municipal votou contra a revisão do Plano Plurianual de Investimentos da Câmara, porque retira verbas a investimentos muito importantes, como a construção do Centro Comunitário do Sobreiro, na Cidade da Maia, e do arruamento de ligação da Av. Dr. José Vieira de Carvalho às ruas da Cruz das Guardeiras e do Santo Lnho, em Moreira, há muitos anos justamente reclamado pela população. 
Ao fundamentar o sentido de voto dos eleitos comunistas, o deputado Alfredo Maia disse:

Na pretendida segunda revisão ao Plano Plurianual de Investimentos para 2019 e seguintes, vem o Executivo propor um conjunto de modificações que a CDU não pode aceitar. 

Apesar de ser positiva a proposta de reafectação de 870 mil euros de dotação não definida para dotação definida, deve ser salientado que, simultaneamente, o Executivo tenciona subtrair volumes consideráveis de investimento a projectos relevantes, ainda que se trate de dotação não definida, mas que deveriam, pelo contrário, ser objecto de modificação positiva. 

É o caso da construção do Centro Comunitário do Sobreiro, que no Plano Plurianual de Investimentos previa 200 mil euros (dotação não definida) para o exercício em curso, mas que a Câmara pretende retirar completamente para previsão para 2019, sem avançar qualquer explicação. 

É caso também do importantíssimo arruamento de ligação da Avenida Dr. José Vieira de Carvalho às ruas da Cruz das Guardeiras e do Santo Lenho, em Moreira, no valor de meio milhão de euros, previsto para 2019, ainda como dotação não definida, e que a Câmara reduz agora a zero. 

Este é aliás um exemplo gritante da falta de aposta da Câmara na rede viária e na mobilidade, com grave prejuízo das populações, que há muitos anos clamam pelo acesso ao Centro de Saúde e à Junta de Freguesia de Moreira, como a CDU tem denunciado, e que deveria merecer um forte impulso, justamente com a dotação efectiva de verbas e o arranque urgente das respectivas obras. 

Note-se que a modificação negativa no capítulo da rede viária ascende a 600 mil euros, ou seja, quase 40% dos pouco mais de 1,5 milhões previstos no capítulo da rede viária. 

Outro exemplo da não aposta em obra é a reafectação da dotação não definida de 50 mil euros destinada à requalificação urbanística do Lugar da Pena, em Nogueira. 


É provável que o Executivo tenha justificações para as modificações negativas propostas, mas não estão plasmadas na proposta. 

Nesse sentido, seria muito útil que o Senhor Presidente da Câmara esclarecesse esta Assembleia sobre elas. 



Disse.