sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

CDU apoia comunidade cigana das Lagielas



Famílias concentraram-se na entrada da Câmara Municipal

Uma delegação de eleitos da CDU na Assembleia Municipal da Maia e na Assembleia de Freguesia de Vila Nova da Telha e de dirigentes do PCP acompanhou, na manhã desta sexta-feira, uma acção de protesto realizada por membros da comunidade cigana na Rua das Lagielas, junto dos Paços do Concelho.


A acção visou protestar contra a falta de condições de habitabilidade e salubridade do núcleo de contentores de estaleiro onde uma dezena de famílias vive há mais de sete anos, num local segregado, conforme a CDU tem denunciado, exigindo casas dignas.

Os representantes daquele núcleo relataram o agravamento das condições e a falta de intervenções de reparação urgente recomendadas em resolução, proposta pela CDU e aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal em Junho do ano passado.

Aquelas famílias reclamam o seu realojamento em casas do Município, como forma de resolução do seu problema de habitação e também, como salientaram, de plena integração social.

Trata-se de objectivos justos, com os quais a CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV) está solidária e pelos quais vai continuar a bater-se. Presentes na iniciativa, os eleitos Alfredo Maia (Assembleia Municipal) e João do Couto Lopes (Assembleia de Freguesia) comprometeram-se a levar o assunto novamente a estes órgãos deliberativos.