quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Assembleia Municipal apoia homenagem a Papiniano Carlos


A Assembleia Municipal da Maia aprovou, nesta quinta-feira, 27, por unanimidade, uma proposta da CDU, de recomendação à Câmara Municipal para que realize iniciativas de homenagem ao escritor Papiniano Carlos, destacado intelectual comunista que escolheu a Maia para viver grande parte da sua vida e que completaria 100 anos no próximo dia 9 de Novembro.


Moção
Evocação do centenário do nascimento de Papiniano Carlos 
No próximo dia 9 de novembro perfazem 100 anos do nascimento de Papiniano Carlos, um homem de letras, um intelectual comunista com mais de sessenta anos de militância, um escritor com um trabalho artístico multifacetado e valioso. 
Papiniano Manuel Carlos de Vasconcelos Rodrigues, tendo nascido na antiga Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique, foi o concelho da Maia, e em particular a freguesia de Pedrouços, que escolheu para viver grande parte da sua vida.
Frequentou o liceu Alexandre Herculano, cursou Engenharia, Matemática e Físico‐Química, em Coimbra e no Porto. 
Recusando subscrever a “declaração anticomunista”, foi impedido pelo fascismo de leccionar no ensino oficial. Deu explicações e foi delegado de propaganda médica. 
O seu primeiro livro de versos foi publicado em 1942 sob o título “Esboço”, a que se seguiu “Estrada Nova” em 1946, obra visivelmente neo‐realista que despertou o interesse do público e da PIDE, que a apreendeu. 
Na sua criação literária mereceram relevo especial obras para crianças, narrativas em prosa e em verso, como a conhecida “A Menina Gotinha de Água”. Em 1998 publicou ainda o livro “A Memória com Passaporte: Um tal Perafita na «Casa del Campo» ‐ Relato de um prisioneiro na PIDE do Porto em 1937”. 
Data de 1949 o seu compromisso politico com o Partido Comunista Português, tendo sido, juntamente com a esposa, Olívia Vasconcelos, ao longo de muitos anos, um forte apoio à luta de resistência do PCP e dos seus funcionários na clandestinidade.
Preso pela PIDE em diversas ocasiões, participou intensamente na luta da Oposição Democrática no Porto, integrando e animando movimentos associativos e culturais como “Os Modestos”, o TEP e também, a nível nacional e internacional, no Conselho Nacional para a Paz e Cooperação. 
Após o 25 de Abril integrou o Sector Intelectual da Organização Regional do Porto do PCP, mantendo uma elevada militância e participação nas lutas em defesa das conquistas revolucionárias, em particular da Reforma Agrária e da Constituição da República.
Foi ainda, por algum tempo, Presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, nunca deixando de se envolver activamente nas lutas pela paz, pelo socialismo e pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo.
Foi alvo de diversas iniciativas de reconhecimento, designadamente pela Junta de Freguesia de Pedrouços e pela Câmara Municipal do Porto, que lhe atribuiu, por unanimidade, a medalha de mérito (grau ouro) da cidade do Porto.
Papiniano Carlos, descrito aqui em traços muito largos, é uma personalidade maior do Concelho da Maia, o qual, pela sua obra, militância e dedicação às causas humanistas ajudou a promover e dignificar. 
Assim, considerando o centenário do nascimento de tão importante personalidade com profundamente enraizada no concelho da Maia e em particular à Freguesia de Pedrouços, ao abrigo do Regimento, a Assembleia de Municipal reunida a 27 de Setembro de 2018 delibera: 
Recomendar ao Executivo Municipal da Câmara da Maia a evocar o centenário do nascimento de Papiniano Carlos, desenvolvendo iniciativas de homenagem e promovendo a divulgação da sua obra juntos aos alunos do 1.º ciclo das escolas do Concelho da Maia.

Os eleitos da CDU ‐ Coligação Democrática Unitária