quarta-feira, 16 de maio de 2018

CDU reuniu-se com a Associação de Moradores do Castêlo da Maia

Segurança rodoviária no Castêlo da Maia preocupa Associação de Moradores
No âmbito das suas actividades de contacto com as populações e o movimento associativo, uma delegação da CDU, integrada nomeadamente pelos eleitos na Assembleia Municipal da Maia, Alfredo Maia e Carla Ribeiro, reuniu-se hoje com a Associação de Moradores do Castêlo da Maia.
No encontro, seguido de visita a alguns locais, que também teve a participação do primeiro candidato da CDU à Junta de Freguesia, Carlos Alberto Silva, e dos membros da DORP do PCP Teresa Lopes e Cristiano Castro, foram analisados problemas da vila e preocupações daquela  associação.
De entre as preocupações, assinale-se a anunciada transferência da base operacional da única ambulância de emergência médica sediada na Maia, do Castêlo para o centro da cidade, da qual a associação discorda, especialmente porque se desconhecem as razões técnicas e operacionais para tal opção.
Foram igualmente analisados os problemas de mobilidade na vila do Castêlo, destacando-se a necessidade de descongestionar efectivamente a Estrada Nacional 14, através do prolongamento da linha do Metro até à Trofa – reivindicação das populações que o PCP apoia desde o início –, a justa reivindicação da melhoria da rede e da frequência das carreiras de autocarros e as preocupações com a sobrecarga de tráfego que vai resultar da primeira fase da variante à N14.
No âmbito da segurança rodoviária, foi destacada a urgência da instalação de meios limitadores da velocidade na N14, quer através de sinalização, quer de lombas e outros dispositivos, bem como uma maior protecção às passadeiras existentes.
A Associação de Moradores transmitiu ainda à CDU as suas reivindicações quanto à fruição da Quinta da Gruta, incluindo pelas crianças, à necessidade de parques infantis e de espaços de utilização informal que sirvam as urbanizações, bem como de criação de um equipamento desportivo na área do futuro centro cívico do Castêlo.

Utilização de espaços verdes pelas crianças é uma reivindicação justa