quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

CDU defende o bem-estar animal: declaração de Carla Ribeiro

O PCP e a CDU defendem o bem-estar animal

Tendo o Partido Animais e Natureza (PAN) apresentado, na reunião de hoje da Assembleia Municipal, uma proposta de recomendação à Câmara, no sentido da não cedência de espaços municipais para espectáculos de circo com animais, o Grupo Municipal da CDU absteve-se.

Em nome da CDU, a deputada Carla Ribeiro fez a seguinte declaração: 
A CDU acompanha o essencial das preocupações quanto ao bem-estar animal e à dignidade dos animais, bem como a necessidade de reforço da sua protecção, em particular no que diz respeito à sua utilização nos espectáculos de circo.
Foi nesse sentido que o PCP apresentou na Assembleia daRepública um Projecto de Lei visando a um tempo a reforço da protecção dos animais e a criação de condições para a eliminação gradual da utilização destes, sem imposições que ponham em risco a sobrevivência de inúmeras companhias de circo e dos próprios animais.
A CDU entende que tais objectivos não são alcançáveis com proibições ou restrições à utilização de espaços, antes aconselham medidas efectivas de apoio à desmobilização de animais em condições apropriadas ao seu bem-estar e dignidade, incluindo um programa nacional de estímulo e de promoção da reconversão dos espectáculos de circo, a fim de que estes deixem de utilizar animais e apostem noutras artes.
De facto, o projecto apresentado pelo PCP prevê a criação de um Programa Nacional de Entrega Voluntária de Animais Utilizados em Circos; a instituição de uma linha de incentivos financeiros à reconversão dos espectáculos dos circos, incluindo a reconversão profissional dos artistas e outros trabalhadores para outras artes circenses; a abertura de centros de acolhimento de animais; e, entre outras medidas, o reforço em meios humanos e técnicos das autoridades competentes para assegurar a fiscalização e o cumprimento da legislação.
O referido projecto demonstra ser possível um novo caminho que promova o aumento da procura do circo sem animais, sem que seja imposta ou forçada, mas sim natural e gradual e no respeito pela actividade dos trabalhadores e das famílias que dela dependem e pelo bem-estar animal.
Por conseguinte, não discordando do essencial do objectivo geral da proposta de Recomendação apresentada pelo PAN, mas considerando que a resolução do problema não pode afastar-se das preocupações acima enunciadas, a bancada da CDU entende abster-se na presente votação.