segunda-feira, 4 de julho de 2022

Gestão da STCP: CDU exige transparência

A CDU - Coligação Democrática Unitária exigiu hoje, na Assembleia Municipal da Maia, esclarecimentos sobre os critérios de escolha do Fiscal Único - e do respectivo substituto - da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), mas o presidente da Câmara Municipal nada respondeu  


Intervenção de Carla Ribeiro

São bem conhecidas as reservas e mesmo a oposição da CDU ao modelo seguido pelo Governo em aliança com o PSD e com os presidentes das Câmaras do Grande Porto para a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto.

Tais posições não inviabilizam eventuais pronunciamentos favoráveis, por parte da CDU, relativamente a actos e decisões, no âmbito das competências da Assembleia Municipal, que se tornem absolutamente indispensáveis e não as contradigam.

É legalmente incontornável a nomeação de um Fiscal Único e do respectivo suplente para a STCP, pelo que resta discutir o mérito da causa.

Ora, em nenhum passo da proposta em apreciação o Executivo apresenta e justifica as razões e critérios pelas quais foram escolhidos os revisores oficiais de contas que se propõe designar, e muito menos explana sobre os procedimentos seguidos.

Nesta conformidade, a CDU abster-se-á.