sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Assembleia Municipal saúda centenário de José Saramago

A Assembleia Municipal da Maia aprovou hoje, por unanimidade, uma proposta da voto de saudação pelo centenário do escritor José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, e de recomendação à Câmara Municipal para que realize um conjunto de iniciativas envolvendo também as escolas, destinadas a assinalar a efeméride.  


VOTO DE SAUDAÇÃO


CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA JOSÉ SARAMAGO


Escritor português, Prémio Nobel de Literatura e Prémio Camões, José Saramago comemoraria o centenário do seu nascimento a 16 de Novembro de 2022. Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu no Ribatejo, na aldeia da Azinhaga. Os seus pais emigraram para Lisboa, ainda não tinha ele dois anos. A maior parte da sua vida decorreu na cidade de Lisboa, até aos primeiros anos da vida adulta, mantendo no entanto as ligações às suas origens ribatejanas através das suas numerosas estadas na aldeia natal.

Publicou o seu primeiro livro, Terra do Pecado, em 1947, estando até 1966 sem publicar qualquer obra. Trabalhou doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção, Colaborou como crítico literário na revista Seara Nova. Fez parte da Redacção do jornal Diário de Lisboa, entre 1972 e 1973, onde coordenou durante cerca de um ano o suplemento cultural do jornal e ainda foi comentador político. Entre Abril e Novembro de 1975, foi director-adjunto do Diário de Notícias.

A partir de 1976, passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, inicialmente como tradutor e depois como autor. A sua obra é muito vasta e inclui obras como Levantado do Chão (1980), Memorial do Convento (1982), O ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), A História do Cerco de Lisboa (1989), O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991), Ensaio sobre a Cegueira (1995), Todos os Nomes (!997), A Caverna (2000), Ensaio sobre a Lucidez (2004) e as Intermitências da Morte (2005).

Nos seus livros estão bem presentes as causas que resultam da defesa de valores como a igualdade de direitos, a generosidade, a fraternidade, a justiça social e a solidariedade humana. Uma escrita e toda uma obra onde está presente o seu penetrante olhar sensível, arguto e profundamente humano sobre todos os “males do mundo” e que dificilmente se encontra em outros autores contemporâneos com a profundidade de análise de José Saramago.

O escritor e Nobel José Saramago iniciou a sua actividade antifascista muito jovem, participando nas actividades da resistência à ditadura, e foi um activo militante comunista até ao fim da sua vida. Nas suas palavras, confirma-se que a sua obra é uma conquista de Abril “..nada ou quase nada que fiz depois do 25 de Abril, poderia ter sido feito antes”.

Prémio Camões, o mais importante prémio literário de língua portuguesa, em 1995, o escritor José Saramago deu um excelente contributo para a afirmação da literatura portuguesa no mundo e para o reconhecimento da língua portuguesa como referência na cultura mundial, tendo sido traduzido em 53 línguas. A atribuição do Prémio Nobel da Literatura em 1998 confirmou José Saramago, como um “escritor do mundo”, com presença expressiva em diversas manifestações artísticas, educativas, políticas e sociais.

As comemorações do centenário do seu nascimento, que se realizam por diversas entidades, em todo o país, constituirão uma oportunidade para a consolidação da importância do escritor na história cultural e literária em Portugal e no estrangeiro e recordar a sua cidadania e activismo político na resistência à ditadura e após o 25 de Abril. Contribuirão também para a divulgação e debate em torno da obra literária de um dos maiores escritores da língua portuguesa e um dos mais destacados intelectuais do nosso País.


Assim o Grupo Municipal da CDU propõe que a Assembleia Municipal da Maia, reunida em Sessão Ordinária de 25 de Fevereiro de 2022, delibere:

1. Saudar o centenário do nascimento de José Saramago, escritor e Nobel da Literatura;

2. Exortar a Câmara Municipal e o Pelouro da Cultura, e em articulação com a Biblioteca Municipal, as Rede de Bibliotecas Escolares e outras entidades, a realizar um conjunto de iniciativas de homenagem ao centenário do nascimento de José Saramago, Prémio Nobel de Literatura português.

  

Pela CDU

A deputada municipal

Carla Ribeiro