terça-feira, 21 de setembro de 2021

Jornada da CDU em defesa dos transportes públicos

AUTÁRQUICAS 2021 Com a participação de Heloísa Apolónia, da Comissão Executiva do Partido Ecologista "Os Verdes", e dos primeiros candidatos à Câmara Municipal, Alfredo Maia, e à Assembleia Municipal, Carla Ribeiro, e de outros candidatos e activistas, a CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP/PEV realizou, na tarde desta terça-feira, uma sessão de campanha dedicada à mobilidade e transportes.

Na iniciativa, que decorreu junto da estação do Metro Fórum da Maia, depois de a comitiva ter contactado com a população no centro da cidade, numa acção de distribuição dos programas da CDU para o Município e para a Junta de Freguesia da Cidade da Maia e do "Manifesto Verde", Heloísa Apolónia e Alfredo Maia salientaram a importância dos transportes públicos como direito essencial das populações.

Na sua intervenção, Alfredo Maia realçou as conquistas do passe intermodal "Andante" e a redução do tarifário dos transportes públicos e defendeu as propostas da CDU para a cobertura integral do concelho, dando à STCP o papel de operador interno de transportes rodoviários na região, para a expansão das linhas do Metro entre o Hospital de S. João e a Maia e entre o ISMAI e a Trofa, bem como para a reposição do transporte de passageiros nas linhas ferroviárias entre Leixões e Ermesinde e Leixões e Contumil.

Por outro lado, criticou as propostas da coligação PSD/CDS, de criação de apenas duas novas linhas directas de autocarros, e do PS, que defende serviços de transporte a pedido num grande número de freguesias, considerando que nenhuma delas responde às gritantes necessidades permanentes.

A remoção dos obstáculos no acesso aos edifícios abertos ao público e à circulação de pessoas de mobilidade reduzida nos espaços públicos é outra exigência da CDU, que considera que deve ser devolvida às pessoas a plena fruição da cidade.


Escute a intervenção integral de Alfredo Maia: