sábado, 29 de maio de 2021

Encontro CDU Maia: balanço positivo do mandato autárquico


Estando a decorrer o último ano do presente mandato, a CDU realizou, neste sábado, um novo Encontro Autárquico, pouco mais de um ano desde o anterior – em Fevereiro de 2020 -, onde se fez o balanço alargado do trabalho realizado, se perspectivou o trabalho para os próximos meses e se lançaram as bases para o acto eleitoral que ocorrerá no próximo outono. 


Neste período e não obstante as limitações existentes, a CDU confirmou-se como a real alternativa à maioria que há mais de quatro décadas governa a Maia, uma alternativa de confiança, sendo a força com mais intervenção e proposta nos órgãos onde está representada, destacando-se pela forma informada e qualificada como realiza o mandato popular. 

Ao longo do mandato, na Assembleia Municipal, a CDU apresentou mais de 30 propostas, dois terços das quais foram aprovadas, embora muitas não tenham sido levadas à prática, sobretudo por dependerem da execução pela Câmara Municipal, cuja maioria de direita PSD/CDS se mantém avessa a acolher iniciativas da oposição. 


Nas dez freguesias, de igual modo, procurou-se agir diligentemente e de forma activa sobre os problemas, com os naturais constrangimentos resultantes da representação institucional em apenas quatro freguesias: Águas Santas, Pedrouços, Cidade da Maia e Vila Nova da Telha. 

No Encontro, foram ainda dados a conhecer pelos diversos oradores as suas experiências nos órgãos onde desempenham funções, informou-se das carências e anseios das populações do Concelho, traçaram-se as linhas mestras do que irá ser não só a actividade durante os próximos meses, como também as bases programáticas a apresentar no próximo acto eleitoral, em linha com as necessidades, anseios e reivindicações dos maiatos. 

O relatório apresentado na iniciativa é bem representativo da actividade da CDU e constitui também um guião para a acção da CDU e para a construção de um programa que será apresentado para o mandato 2021/2025.