Alfredo Maia, de 59 anos, é jornalista e reside em Águas Santas.
Iniciou a carreira em 1981, no jornal “O Primeiro de Janeiro”, no qual foi membro da Comissão de Trabalhadores e do Conselho de Redacção (CR). Desde 1988, integra a Redacção do “Jornal de Notícias”, de cujo CR é membro e onde foi delegado sindical.
Colaborou e foi jornalista na Rádio Activa, tendo colaborado também na Rádio Nova. Colaborações dispersas em diversas publicações, nomeadamente “O Jornal”, “Sábado” (1.ª série), “Seara Nova” e “Vértice”. Foi colunista no sítio AbrilAbril sobre crítica de media. Foi também professor.
Entre 1993 e 2015 foi dirigente do Sindicato dos Jornalistas, primeiro como vice-presidente e, desde 2000, como presidente da Direcção. No mandato em curso, é membro do Conselho Deontológico.
Foi também vice-presidente da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, membro suplente da Comissão de Apelo da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) e membro efectivo da Comissão de Classificação de Publicações da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
É autor de dezenas de comunicações sobre Jornalismo e Justiça, Direito da Comunicação, Ética e Deontologia do Jornalismo, Jornalismo e Protecção de Crianças e Jovens e Condições de Produção dos Media e participa em diversas colectâneas.
Foi membro da Assembleia Municipal do Porto, em substituição. É membro da Assembleia Municipal da Maia, de cuja Comissão de Transportes e Mobilidade é presidente.