sexta-feira, 20 de novembro de 2020

CDU defende redução do IMI

CDU sempre defendeu desagravamento do IMI

A CDU votou favoravelmente, na sessão desta sexta-feira da Assembleia Municipal, a proposta para a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), mas demarcou-se do chamado "IMI familiar", por gerar desigualdade discal entre as famílias.

Intervenção de Clara Ribeiro 


O Grupo Municipal CDU votará favoravelmente a nova redução do valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), agora para 0,370%, por estar em linha com a linha de regressão da taxa que sempre defendemos.

Não entanto, a CDU mantém a reserva à aplicação de um chamado “IMI familiar”, na medida em que o critério do número de filhos dependentes não é o mais correcto, já que as capacidades ou dificuldades se aferem pela situação económica social das famílias, incluindo o valor do prédio, e não pela dimensão do agregado familiar.

Por outro lado, trata-se de uma medida que promove a desigualdade fiscal entre as famílias numerosas, ao não prever uma compensação de sentido semelhante para as famílias, igualmente numerosas, que sejam arrendatárias e não proprietárias.

Se se pretende promover a natalidade e apoiar as famílias numerosas, há que contribuir para a criação de emprego com vínculo laboral sólido e com direitos, para a valorização dos salários, para a protecção no emprego – especialmente às grávidas e às mães –, para a redução dos horários de trabalho (objectivo de 35 horas semanais para todos), para a defesa dos serviços públicos e o pleno acesso à Saúde, à Protecção Social e Educação, incluindo a uma rede pública de creches, jardins-de-infância e escolas de qualidade.