sexta-feira, 29 de maio de 2020

ETAR de Parada: investimento só com ameaça de multas elevadas

ETAR de Parada (aspecto parcial), em Águas Santas

O Grupo Municipal CDU denunciou, nesta sexta-feira, na Assembleia Municipal, a propaganda da maioria que governa a Maia há quatro décadas, que sistematicamente se auto-elogia em termos de desempenho ambiental mas não cumpre como deve as normas ambientais.


Na apreciação à primeira revisão das Grande Opções do Plano dos Serviços Municipalizados de Electricidade, Água e Saneamento (SMEAS), a CDU destacou a afectação de uma verba de quatro milhões de euros, a destinar à instalação de equipamento adequado para a remoção de azoto na estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Parada, em Águas Santas.

Extracto da intervenção de Alfredo Maia

A medida e o investimento afiguram-se-nos plenamente justificáveis, conhecidos que são os efeitos do azoto e do fósforo no meio hídrico, mas o que causa espanto é que só agora venham os SMEAS fazer tal investimento.

De facto, segundo se pode ler na justificação apresentada, foi necessário que os SMEAS e que o Município se sentissem “pressionados” pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e ameaçados de “coimas elevadas” para que se decidisse proceder a este investimento.

Ou seja, o equipamento já devia estar instalado por razões de respeito pelas normas ambientais, mas só agora – sob ameaça – se discute o investimento!

Já agora, senhor Presidente da Câmara, gostaríamos de ser esclarecidos sobre as razões pelas quais o investimento é feito apenas em Parada e não nas ETAR de Moreira e de Cambados.