segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

CDU quer esclarecimentos sobre reabilitação urbana em Águas Santas e Pedrouços

Estação de São Gemil, em Águas Santas, é fundamental para o regresso do transporte de passageiros na linha de Leixões

No âmbito da discussão do Relatório de Ponderação do Período de Discussão Pública do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana da Área Águas Santas/Pedrouços, a CDU questionou a falta de informações sobre a recuperação da linha ferroviária de Leixões e do Mercado Municipal de Pedrouços.


Intervenção de Carla Ribeiro 

O Grupo Municipal da CDU tem a fazer, relativamente a este ponto, alguns considerandos
A começar pela questão da falta de participação na discussão pública.
Entre milhares de habitantes desta zona, não haverá ninguém interessado em discutir o projecto ou em apresentar ideias para repensar na reabilitação urbana desta área? Ou será que é o modelo utilizado que não é o mais adequado e convidativo à participação da população nas questões da sua cividade? Não que este seja um problema exclusivo deste concelho…
Pois bem, do extenso relatório destacamos:
- do Eixo Estratégico 1 - Ambiente Urbano, Identidade e património. Onde diz, e passo a citar, “Importa, pois a par da reabilitação generalizada do edificado, estimular a valorização dos elementos com interesse arquitectónico e importância cultural ou simbólica” … entre os quais a Igreja de Nossa Senhora do Ó (monumento Nacional). “ A este juntam-se outros elementos como o mercado municipal, o edifício da Estação São Gemil, o Palacete (Casa de Brás Oleiros) e algumas instalações industriais desactivadas;
- do Eixo Estratégico 2 - Mobilidade urbana sustentável os objectivos estratégicos 5 “melhorar as condições de mobilidade suave” e o 6 “reduzir a utilização do transporte individual motorizado em benefício do transporte colectivo e intermodalidade”. Parando já neste ponto último objectivo, questionamos como é possível atingir este, quando ao longo do relatório não lemos uma única linha sobre a reactivação da linha de Leixões para o transporte de passageiros. Aliás, esse nem sequer é um objectivo ou pretensão da Câmara, visto que, mais à frente, nos Projectos Estruturantes para São Gemil e para a sua estação, o projecto é outro… Sobre a Linha de metro entre o Hospital de São João/Maia pouco se fala (talvez uma linha).
Dos projectos estruturantes, destacamos a requalificação do Mercado Municipal de Pedrouços integrada no Eixo Estratégico 1, cujo cronograma de execução vai de 2019 até 2023 com uma verba orçamentada em 848 220 euros. No entanto, se consultarmos as Grandes Opções do Plano, verificamos que está orçamentada uma verba de 50 mil euros para 2020 (não definido) e de 100 mil euros em 2021. Até 2023, sobram muitos milhares de euros para ser investido naquilo que não foi em 5 anos.
 Disse.