quarta-feira, 26 de junho de 2019

CDU alerta para condições de estacionamento de pesados

A Maia é atravessada por elevado volume de tráfego de transportes pesados 

Embora tenha votado favoravelmente, na sessão desta quarta-feira da Assembleia Municipal, uma proposta de postura sobre estacionamento de viaturas pesadas, a CDU chamou a atenção para a necessidade de acautelar situações excepcionais.  


Intervenção de Carla Ribeiro 

A CDU entende e acompanha as preocupações manifestadas, não se opõe a que se proíba o estacionamento de veículos pesados na via pública, se juntamente forem criadas as condições de estacionamento desses veículos.

Dou dois exemplos:
  • Como todos sabemos, no pavilhão municipal de ginástica acontecem vários eventos desportivos ao longo do ano, onde participam dezenas de comitivas oriundas de várias localidades nacionais e até internacionais, que se deslocam em veículos pesados de passageiros. Não raras vezes vemos as camionetas aí estacionadas, assim como carros nas duas faixas de rodagem, adiante… E porque estarão elas aí estacionadas? Preguiça do motorista? Acho que não. Talvez a inexistência de um parque de estacionamento para veículos pesados nas imediações seja a resposta mais correcta.
  • Um outro exemplo, flagrante: na Avenida da Igreja em Folgosa, a fila de camiões estacionados a pernoitar, enquanto aguardam para entrar para a Siderurgia.
Estes dois exemplos servem para demonstrar a falta de planeamento urbanístico, aquando a execução das respectivas áreas.

Assim, a CDU propõe que, a par da proibição de estacionamento de veículos pesados na via pública em todo o concelho da Maia, sejam criados parques de estacionamento próprios para este tipo de veículos dotados até de condições de descanso e asseio.