segunda-feira, 27 de junho de 2022

CDU leva à Assembleia Municipal problemas da Cidade da Maia e de Pedrouços

A deputada da CDU - Coligação Democrática Unitária na Assembleia Municipal da Maia, Carla Ribeiro, denunciou, na sessão de hoje , diversas situações de degradação do ambiente urbano e dos espaços públicos na freguesia da Cidade da Maia, bem como a situação do bairro da Brisa, em Pedrouços.


Intervenção de Carla Ribeiro

A CDU, nos contatos que leva a cabo com as populações e nas visitas que efetua, tem detectado vários problemas. Nesse sentido traz hoje a esta Assembleia algumas questões que pretende ver esclarecidas pelo Senhor Presidente da Câmara, nomeadamente:


  1. Na rua da Volta, em Gueifães, há um problema de saneamento a céu aberto, pois as duas primeiras casas dessa rua não têm ligação à rede de saneamento, lançando assim para a rua e para a rede de águas pluviais os seus detritos. Face a esta situação, já com vários anos, o Executivo e o SMEAS farão alguma intervenção no sentido de solucionar o problema aqui relatado?

  2. Na Zona Industrial da Maia, existe uma lixeira a céu aberto composta maioritariamente de detritos domésticos, vulgo “monstros” (sofás, colchões e eletrodomésticos), num terreno privado circundado pelas ruas do Comendador Valentim dos Santos Dinis, de  José Maria Carvalho Ramos e de Domingos Oliveira. Sendo este um terreno privado, que meios o Executivo e a Maiambiente usarão para “forçar” o proprietário à limpeza do mesmo, e a que soluções poderá o mesmo recorrer para impedir que outros façam da sua propriedade/terreno uma lixeira?

  3. O estado de conservação e de limpeza de muitas destas saídas de águas pluviais, impedem que, no Inverno ou em períodos de chuva intensa, estas sejam otimizadas na condução destas águas e evitem as desagradáveis e muitas vezes custosas cheias (p.e. a população da Rua Joaquim Carlos da Silva, em Gueifães, informou-nos que a circulação de peões e entrada nas casas se torna difícil e por vezes até impossível com a falta de escoamento da água em períodos de chuva) Assim, perguntamos que esforços ou planos estão a ser realizados pela Câmara no sentido do melhoramento da conservação ou reconstrução destas saídas de águas pluviais?

  4. O estado de conservação e limpeza de alguns dos parques, canteiros e separadores centrais existentes na Cidade da Maia não têm recebido o devido tratamento e cuidado. Referimos como exemplos a urbanização Jardins do Sobreiro, espaços verdes junto à Zona Desportiva da Maia e do Skate Park, Avenida Vasco da Gama, Complexo Municipal de Piscinas de Gueifães, onde a relva não tem sido aparada, existem ervas daninhas a crescer por todo o lado e onde as zonas de percurso pedonal e faixas para ciclistas não têm sido alvo de limpeza com a frequência necessária. Também a falta de manutenção necessária leva, nesta altura do ano, à proliferação de mosquitos e outros insetos. Assim, questionamos qual a empresa responsável por estas manutenções e quais as razões que apresenta para não cumprir com o contratado?

  5. Fomos confrontados pelos moradores da Rua 5 de Outubro em relação à falta de passeio pedonal entre a Fábrica das Luvas e a Avenida Dr. Germano Vieira, situação que foi objeto de abaixo-assinado destes moradores no ano de 2018, e que até ao momento não viram a situação resolvida. Tem o Executivo, algum projeto para resolver esta situação?

  6. Relativamente às condições de insalubridade que continuam por resolver de habitações que visitamos no empreendimento social da Brisa, em Pedrouços, e que, segundo moradores e placa indicativa no local, foi objecto de uma intervenção pela Espaço Municipal co-financiada pelo Programa Norte 2020, nomeadamente, existência de humidades e bolores nas paredes e tectos, madeiras exteriores podres (portas, janelas e paredes), e ainda a situação de uma habitação cuja entrada está quase completamente tapada pelos arbustos e que num período de maior temperatura, poderá ser um foco de potencial incêndio. Assim, gostaríamos de conhecer quais os planos existentes por parte do Executivo e da Espaço Municipal para responder aos problemas destes moradores.