quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Debate JN: Alfredo Maia aponta prioridades para o concelho


AUTÁRQUICAS 2021 O candidato da CDU à Câmara Municipal da Maia, Alfredo Maia, apontou hoje a habitação, os transportes e a reabilitação urbana como as três principais prioridades da Coligação Democrática Unitária - PCP/PEV para o concelho.

Intervindo no debate Autárquicas 2021 realizado pelo "Jornal de Notícias" (emissão em directo no sítio www.jn.pt e na respectiva página no Facebook), Alfredo Maia destacou que, apesar de haver pelo menos 1930 pedidos de habitação, o acordo entre o Município e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) prevê a construção de apenas 757 habitações  e salientou a proposta da CDU de criação de uma bolsa de terrenos municipais (há mais de 800 com capacidade construtiva) para habitação.

No plano dos transportes, defendeu uma estratégia que integre os modos ferroviário pesado (comboio) e ligeiro (metro) e rodoviários e cubra integralmente todo o concelho (na maior parte das freguesias, nomeadamente os idosos não têm transportes para aceder sequer a um centro de saúde), salientando que a STCP deve ser a operadora do serviço de autocarros. 

Quanto ao concurso público para a concessão dos transportes rodoviários privados na Área Metropolitana, além de denunciar que a Câmara Municipal não ter feito acrescentar a oferta dos operadores privados, considerou que o processo - contra o qual a CDU sempre esteve - vai cair depois das eleições. Até lá, vigora um silêncio envergonhado dos presidentes de câmara, disse.

Já quanto à reabilitação urbana, Alfredo Maia sublinhou que a CDU defende um plano de emergência de intervenção na rede viária, passeios e edificado degradado, sobretudo nas zonas e freguesias periféricas, cuja realidade confirma a existência de grandes assimetrias na Maia.

Veja aqui o debate na íntegra.